Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

A morte de Amy e a omissão cristã.


No dia 23 de julho deste ano fãs do mundo inteiro foram bombardeados com uma notícia surpreendente (ou nem tanto para os não fãs): a morte da cantora britânica Amy Winehouse. Ela foi encontrada inerte em seu apartamento na cidade de Londres e até a conclusão desta breve reflexão ainda não havia sido divulgada a causa mortis da cantora.

Pessoalmente não me agradava muito ela como artista (por questões de gosto musical mesmo), mas após tomar ciência da morte da mesma por meio de noticiário televisivo fui até a nossa aclamada rede mundial de computadores para saber um pouco mais sobre o ocorrido. O primeiro site que entrei para obter as informações demorou horas para carregar uma simples notícia. Então fui direto a fonte magna de informações sobre a vida dos outros na internet: o site EGO. Lendo a nota lá postada me deixou com a pulga atrás da orelha o seguinte trecho:

"Era comum Amy Winehouse ser fotografada com a roupa suja de pó branco. Em 2007, após se fotografada com o nariz sujo do mesmo pó, ela cuspiu nos paparazzi. Em seguida, circulou aos prantos pelas ruas de Londres."

Este trecho da reportagem me deixou pensativo. Uma moça andando aos prantos pelas ruas de uma grande cidade com certeza deveria chamar a atenção das pessoas. Porém o que temos visto hoje em dia é simplismente o esfriar do amor em toda a humanidade. Será que ninguém teve a iniciativa de parar e conversar com esta moça? Ou ficaram intimidados pelo fato da mesma ser uma celebridade? Ademais isto deveria ser a atitude de qualquer um, cristão ou não. Seria demonstrar amor. seria demosntrar preocupação. Seria demonstrar zelo pelo próximo. Infelizmente estas três coisas já não são vistas em cidades pequenas, quiçá em grandes centros. Sinal dos tempos: Os seres humanos estão se tornando cada vez mais frios.

Mas tem algo mais intrigante ainda: será que nenhum CRISTÃO AUTÊNTICO viu a cena acima descrita? É sobre isto que escrevo agora.

Claro que minha postagem sobre o que aconteceu na data do fato acima não passa de um grande ajuntamento de especulações, uma vez que eu não estava lá para ver o que de fato ocorreu e qual foi a reação das pessoas com relação a moça que chorava pelas ruas. Mas uma coisa não especulo: com certeza se um ímpio visse a Amy chorando pelas ruas ele teria a opção de para-la e consola-la ou não. poderia ficar intimidado pela fama da garota ou não. Agora um CRISTÃO AUTÊNTICO não poderia escolher: Ele tinha obrigação de falar com ela. Um CRISTÃO AUTÊNTICO não poderia ficar intimidado pela fama, mas antes deveria cumprir o seguinte decreto:

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" Marcos 16:15

Palavras do Senhor Jesus. Talvez alguém tenha parado aquela garota e lhe falado, mas ela não deu ouvidos. Talvez ninguém a tenha consolado. Eu realmente não sei. Mas espero que alguém tenha lhe dito que:

"Mas ele foi traspassado por nossas transgressões e moído por nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" Isaías 53:5


Irmãos, sou calvinista! De 5 pontos! E não arredo pé! Mas apesar disso não posso cair no erro de deixar de cumprir a grande comissão! Sou obrigado a pregar a Palavra. Sou, como servo, levado por força superior a cumprir os decretos de meu Rei. Especulações demais sobre o que ocorreu com aquela moça, com aquela alma. Nada sei. Mas sei que é dever da Igreja buscar aqueles que o SENHOR escolheu desde a eternidade e estes só irão crer mediante a pregação da Palavra. Mediante a audição das boas novas. Semeamos, mas quem dá o crescimento é Ele. Devemos abrir os olhos aos que estão morrendo de sede ao lado da fonte. Temos a água. Temos o alimento. Temos a Semente plantada em nós. Não sejamos uma igreja inútil, mas sejamos cumpramos nosso dever. Não estamos na terra para fazer piquete, marcha, caminhada, abaixo-assinado e nem para lutar contra o governo. estamos na terra com uma única finalidade e esta é PREGAR O EVANGELHO.

Então amados, espero que preguemos a quem estiver perto de nós. Nos valados, nos becos, nas ruelas, nas filas de banco, no assento ao lado no transporte público, no trabalho, nas escolas e faculdades. Me cobro por minha inatividade e espero que a cantora morta não tenha sido mais uma vítima de uma igreja que dorme.

"Se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa esta obrigação; porque ai de mim se não pregar o Evangelho!" 1° Coríntios 9:16


Pensemos sobre isto!
Graça e paz sempre.

2 comentários:

  1. Com certeza o mundo está cada vez mais frio!
    Pregar o evangelho tem sido motivo de vergonha para muitos ditos "critãos".Quantas vezes nos deparamos com situações necessárias de compaixão,zelo e amor e viramos nossas costas para ela?Deus nos testa,Ele testa seus filhos.Devemos prestar atenção aos necessitados,aos que choram nas ruas como essa moça,pois apenas uma atitude,uma palavra de Deus simples dirigidas a essas pessoas podem mudar as suas vidas.Não sejamos omissos!Preguemos o evangelho a toda criatura!
    "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" Marcos 16:15

    ResponderExcluir
  2. Se levarmos em consideração que a Europa está vivendo a décadas um cristianismo em total declínio, não é de se esperar que isso aconteça... acho que vc está olhando pela ótica do nosso país, na Europa igrejas cristãs estão virando museus, hotéis, boates, quando não viram coisas piores. Então pra resumir, lá as igrejas estão cada vez menores e com menor número de fiéis (fiéis verdadeiros, não os nominais, que crescem a cada dia). Era de se esperar que isso acontecesse, esperamos q não aconteça no Brasil, ainda acredito na igreja brasileira, porém a Europa que antes era uma grande agencia missionária, hoje é campo, carente do Verdadeiro Evangelho.

    André.

    ResponderExcluir