Graça e Paz sempre!
Bem, esta é a primeira postagem deste meu Blog. Com certeza eu gostaria de postar temas voltados para a atualidade, a vida contemporânea de nosso país, as decisões políticas que tanto nos pertubam, os caminhos das igrejas evangélicas em nosso atual contexto, o clima, a globalização, as doenças, os escândalos, a derrota de nosso Brasil na copa América. Terei tempo para postar sobre todos estes assuntos se a vontade soberana do Bondoso Deus assim me permitir.
Mas hoje vou me ater a falar sobre algo veramente importante nas nossas vidas dentro de um cristianismo vivo (ou de um cristianismo vivo dentro de nossas vidas?); falarei sobre a doutrina da justificação.
Mas o que é esta tal de justficação? Será algo somente para pastores, presbíteros, seminários e as altas torres de marfim da teologia? Em que ela importa em minha vida como cristão e qual deve ser meu procedimento com relação a esta verdade teológica e bíblica em minha vida?
O texto básico que utilizei para iniciar meu racicínio foi: 1° Pedro 2:24: "carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por tuas chagas fostes sarados."
Bem, mas o que seria a justificação? Nada mais é do que o Santo Deus tornando um imundo pecador justo por meio dos méritos exclusivos de Cristo Jesus. É Cristo pagando nossa dívida e nos dando suas riquezas (a saber obediência e satisfação no Senhor Jesus).
Desta forma nossos pecados são perdoados e por meio da vida perfeita, morte injusta e ressurreição plena de Jesus de tal forma que os seus eleitos passam a ser considerados e aceitos por Deus como pessoas justas.
Em suma é: Deus torna justo o pecador por meio dos méritos exclusivos de Cristo.
Mas como eu devo considerar esta justificação? elá é importante? A resposta não poderia ser outra a não ser: Claro que a justificação é importantíssima na vida do crente!!! Ademais como seriamos justos perante o Santo Deus a não ser pela sua justiça satisfeita na cruz pelo seu Unigênito? Amados nós estávamos mortos em nossos pecados e nada podíamos fazer em nosso próprio favor! Mas Jesus deixou todo explendor dos altos céus, de sua glória e como avalista nosso no pacto da Graça (que nunca falha), veio a terra, encarnou-se em corpo corruptível, viveu todas as mazelas e dores que cada homem vive, venceu todos, foi julgado, morto crucificado, venceu a morte, o pecado e o inferno e ressureto incólume ascendeu aos altos céus para transpôr novamente os portões celestiais e assentar-se a direita de Deus Pai. Tudo isso por AMOR! Por amor de cada um dos que lhe foram dados (João 6:37) e os quais ele nunca terá arrebatados de tua mão.
Então amados, só entenderemos tamanha graça, tamanho Amor e tamanha salvação quando plenamente entendemos nossa tamanha perdição em delitos e pecados. Por isso que a justificação é importante: Por que ela é parte importante no plano de salvação estabelecido por Deus antes da fundação do mundo de tal forma que sem ela NUNCA poderíamos ser considerados justos ante o SENHOR, por mais que nos esforçassemos.
Por isso, por causa do sacrifício feito em nosso favor por Ele e pela fé dada por Ele para que nisso cressemos é que devemos nos portar de forma digna de tamanha dádiva e andarmos de valor em valor sobre a terra sendo assim bons maridos, boas esposas, comerciantes honestos, alunos esforçados, empregados respeitadores, patrões justos, filhos que honram os pais em obediência, cidadãos que não se conformam com este mundo e esta sociedade imunda mas que se renovam a cada momento em suas mentes e atos de forma a sermos, não merecedores, mas estandartes DAquele que nos perdoou e nos tornou pessoas justas mesmo sendo nós os piores pecadores. Desta forma sejamos Luz e Sal e possamos dizer:
Somos Justificados em Cristo Jesus!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário