Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ache sua Bíblia!


"Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do SENHOR.
Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.
E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:
Ide, e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito."

2° Reis 28:8-13

Graça e paz amigos amados! Já faz um bom tempo que não posto nada. Ainda mais depois das opiniões que ouvi nos "orkuts" com relação a postagem que fiz sobre a morte de Amy... Mas, como águas passadas não movem moinhos e teve alguns que entenderam o que eu quis dizer resolvi voltar a postar e quem sabe agrade alguém com meus textos.

Este mês é o que chamamos de "mês missionário" na Igreja Presbiteriana do Brasil. Claro que todos os meses têm que ser meses missionários. Cada dia, hora e minuto devemos praticar o Ide de nosso mestre Jesus. Porém agosto reveste-se de um aspecto diferenciado no que tange a obra missionária em virtude de ter sido o mês em que desembarcou em terras tupiniquins o pioneiro de nossa IPB, o reverendo Ashbel Green Simonton que aqui chegou em 12 de agosto de 1859.

Mas minha breve reflexão de hoje não é sobre Simonton, mas sobre o ideal que o impulsionou e o ideal que deve ser a motriz de nosso evangelismo. O fato de sabermos que o homem não regenerado está perdido e condenado e que o mesmo, para crer, se for o desígnio de Deus, tem que conhecer a Ele por meio de seu Filho, através de iluminação do Espírito Santo e que esta iluminação só se dar por meio do conhecimento da verdade revelada nas Sagradas Escrituras.

Um texto interessante que achei sobre a Palavra Revelada é o que coloquei logo acima e que se encontra em 2° Reis, Capítulo 22 e versículos de 8 até o 13.

Um período negro vinha se desenrrolando em Israel (reino do norte) e Judá (reino do sul) durante os capítulos anteriores nos dois livros de Reis. Primeiramente o desejo do povo de ter um rei como os povos vizinhos e desta forma demonstrando uma rejeição ao governo que o próprio deus exercia sobre ele. E em segundo lugar a idolatria que havia entrado "de sola" dentro do povo de Deus em virtude da mistura com povos pagãos e desta forma deturpado o culto e a vida em todas as áreas. Tal situação culminou com o fim de Isael e viria adiante a causar o exílio do povo de Judá.

Porém na passagem citada vemos o reinado de Josias e neste período o Livro da lei (que era a Bíblia do povo israelita), foi encontrado pelo sacerdote Hilquias durante uma reforma que se fazia no templo. Uma Bíblia perdida dentro de um templo! Que absurdo! O povo havia chegado a um ponto de apostasia tão grande que a lei revelada do Senhor nem mais era lembrada. Não se lembrava nem mesmo que um dia existiu tal lei!

Porém quando chegou ao conhecimento do rei que este livro havia sido achado e o conteúdo do mesmo foi revelado a ele algo aconteceu. Mais uma vez a Palavra cumpriu seu papel! Revelou um Deus ao rei. Um Deus que andava irado com as atitudes do povo e que prometeu juízo sobre a nação por causa da apostasia profunda em que viviam. Outro aspecto do efeito surtido pela Palavra revelada, aceita e cumprida se mostra no capítulo 23 do livro de 2° Reis. Houve várias transformações! Houve um renovo da aliança com Deus, a purificação do templo e do culto ao Senhor, a derrubada dos altos e postes ídolos e culminou em uma grande Páscoa como nunca havia sido celebrada em Israel. Isso tudo porém não mudou o posicionamento de Deus e Ele executou seu juízo previsto.

Hoje nada mudou! O amor para com a Palavra que impulsionou Simonton ao Brasil, impulsionou tantos outros e ainda impulsiona continua sendo o coração da Igreja e um de seus maiores mandamentos que é a propagação destas boas novas. Esta Palavra que se estudada e seguida tem o poder para RESTAURAR O CULTO NO BRASIL! O culto que hoje se encontra quase em sua totalidade deturpado por invenções humanas e sugestões de satanás que infestam nossos templos. Esta Palavra tem poder para atrair o povo e mostrar-lhe o seu pecado vindo desta forma a ser um propulsor para o abandono do mesmo e um renovo ou até mesmo o feitio de uma aliança com o Soberano Deus. E de Aliança feita e culto restaurado poderemos celebrar a Deus e cultua-lo como o mesmo deseja.

A Igreja do Brasil, em grande parcela, hoje se encontra como Israel/Judá. Tem a Bíblia bem perto mas não a acha! Não a pratica. Somos (como igreja) uma congregação que não lê e não estuda as Escrituras. Quantas vezes levados por falatórios de púlpitos vazios de Virtude e Cruz e cheios de humanismo e ego. Amados, não vou me alongar mas quero deixar um recado: Estudemos esta Escritura que nos revela Nosso Deus. Nos achegemos a Ele por meio do conhecimento do que Ele exige de nós em sua revelação escrita. Valorizemos este exemplar de capa preta que temos em casa. Para que ele chegasse a nós hoje muitos pagaram preço de sangue. Muitos abriram mão de famílias, amigos, terras natais e até mesmo de suas vidas para que hoje você tivesse este livro que só é aberto no domingo. Entendamos que somente pregando a mensagem nele contido poderemos ver o Espírito Santo conduzindo pecadores arrependidos a um encontro com Deus por meio do caminho que é Jesus.

Então Igreja brasileira, então Alberto Olavo (sim me incluo nisso pois vejo que muitas vezes negligencio a Palavra), ache sua Bíblia! Leia sua Bíblia! Estude sua Bíblia e a pregue!

Lembre do Ide.

Não deixemos que a mensagem revelada de nosso Senhor se perca dentro de nossos templos e só venha a ser encontrada quando já for muito tarde e o juízo já bater a nossa porta.

Paz sempre.

Um comentário:

  1. Creio que o modo como alguns cristãos agem diante da Palavra de Deus, é reflexo muitas vezes da ausência da mesma nos púlpitos de nossas igrejas. O discurso trata-se muito mais do ter, em vez do ser. Muito boa sua palavra. Que Deus o abençoe sempre. Estou seguindo o seu trabalho.
    Prof. Pádua

    http://professorpadua.blogspot.com/
    Esse é o meu blog onde escrevo riscos e rabiscos adquiridos na minha caminhada cristã!

    ResponderExcluir